Wi-Fi lento e travando? Veja como melhorar a conexão e ampliar o sinal em casa
Posição do roteador e número de dispositivos conectados podem afetar a velocidade. Tecnologias como mesh e Wi-Fi 6 ou 7 ajudam a garantir rede mais estável.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/1/zbZYlCScicFQRnkmb6hg/pexels-olly-942424.jpg)
Homem usa o celular na sala de uma casa — Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Se o streaming trava em cenas importantes da série ou o celular não conecta em determinados pontos da casa, o roteador wi-fi pode ser um dos responsáveis.
Os problemas podem ser causados tanto por um roteador mal posicionado quanto por tecnologia antiga que precisa ser substituída.
Veja as dicas a seguir:
⚡️Faça um diagnóstico
Ao perceber lentidão na internet, o primeiro passo é realizar um teste de velocidade da rede, para ter uma noção do desempenho da conexão, segundo a Intelbras.
Serviços on-line como Fast.com e Speedtest.net medem as velocidades de download (dados baixados da internet, como navegação e streaming) e upload (envio de dados para a internet, como backup de fotos) do plano contratado.
A qualidade da velocidade deve ser comparada ao plano da operadora. Se a velocidade contratada é de 300 Mbps de download, o wi-fi deve se aproximar desse valor.
Se a velocidade for alta perto do roteador e baixa em locais afastados, pode ser necessário trocar o roteador de lugar ou optar por um modelo mais moderno.
Veja quem está “pendurado” na rede
Roteadores antigos podem limitar o número de aparelhos conectados, causando lentidão para todos os dispositivos.
Modelos mais novos costumam ter aplicativos de gerenciamento que mostram quantos aparelhos estão conectados ao wi-fi.
Aplicativos como Wi-Fi Analyzer, disponíveis para Android e iOS, também fornecem essa informação.
Desativar o wi-fi em dispositivos que não estão em uso pode ajudar a melhorar a conexão.
Troque o roteador de lugar
O desempenho do wi-fi pode ser prejudicado se o roteador estiver guardado em armários ou escondido atrás de móveis.
O local influencia a qualidade do sinal. “As pessoas costumam esconder o roteador. Desobstruir o local já ajuda bastante”, explicou Eduardo Lima, especialista em redes, ao g1 em 2023.
📌Velocidade da internet X tipo de roteador
Com planos de internet cada vez mais rápidos, o roteador pode se tornar um gargalo de desempenho, até mesmo aquele que a operadora fornece com o modem.
Modelos mais baratos usam portas Fast Ethernet, com velocidade de até 100 megabits por segundo. Se a internet for mais rápida, a conexão ficará limitada.
O ideal é ter um roteador compatível com o padrão Gigabit Ethernet, que permite velocidades de até 1 gigabit por segundo.
Essa informação está disponível no manual do produto.
❓Sigo com problemas, o que fazer?
Migrar para tecnologias mais recentes, como Wi-Fi 6, Wi-Fi 7 e mesh, pode resolver travamentos e preparar a rede para o futuro.
✴️ O que é o roteador mesh?
Redes mesh utilizam um ou mais módulos que distribuem melhor o sinal do wi-fi pela casa. São vendidos em pacotes com diferentes quantidades de módulos, e é possível adquirir mais unidades do mesmo fabricante, se necessário.
Os módulos trabalham juntos para manter a qualidade do sinal em todos os ambientes, garantindo velocidade estável mesmo com muitos aparelhos conectados.
Esses módulos eliminam os pontos cegos de sinal dentro de casa.
Dependendo do equipamento, mais de 100 dispositivos podem ser conectados a uma rede mesh.
O smartphone reconhece a mesma rede em diferentes ambientes da casa, sem perder o sinal, ao contrário do que ocorre com roteadores tradicionais.
Esses roteadores também facilitam o gerenciamento da rede, permitindo criar um wi-fi para visitantes e controlar o acesso das crianças.
Preciso de quantos módulos mesh?
Quanto mais módulos, maior a cobertura. A área coberta varia conforme o equipamento e pode ser menor do que o prometido pelos fabricantes.
Um módulo pode cobrir mais de 100 metros quadrados, mas paredes e objetos interferem na qualidade do sinal.
A Intelbras diz que a indicação por metragem varia de acordo com a localização dos roteadores na casa e as barreiras do ambiente.
O aplicativo de instalação dos roteadores mesh mostra o nível de conexão e indica se é preciso aproximar os módulos.
🎮 Quero jogar on-line sem perder nada, o que faço?
Alguns fabricantes oferecem roteadores específicos para gamers, com maior velocidade e menor latência graças ao padrão Wi-Fi 6 e o mais recente Wi-Fi 7.
O que é Wi-Fi 5, 6 ou 7?
Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 são padrões de rede sem fio com banda dupla, funcionando em 2,4 GHz e 5 GHz.
O Wi-Fi 6 (802.11ax) é mais recente que o Wi-Fi 5 (802.11ac), oferecendo maiores velocidades e menor latência.
Latência é o tempo que um dado leva para ir do seu dispositivo até o servidor e voltar com a resposta.
Em outras palavras, é o intervalo entre apertar um botão no jogo ou clicar em um link e a ação acontecer. Esse tempo costuma ser medido em milissegundos (ms) e, quanto menor, melhor.
O Wi-Fi 7 (802.11be) é a geração mais nova, já com banda tripla (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz)
Celulares compatíveis com Wi-Fi 6 ou 7 podem consumir menos bateria e conectar mais dispositivos simultaneamente, ideal para casas conectadas.
Aparelhos antigos podem se conectar ao Wi-Fi 6 ou 7, mas para aproveitar todos os benefícios é preciso ter dispositivos compatíveis.













