Telefonema entre Leão XIV e Zelensky: “Convidei o Papa para vir à Ucrânia”
Em sua longa postagem, Zelensky expressou profundo apreço pelas palavras do Papa durante o Regina Caeli do último domingo “sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura para o nosso país e a libertação dos prisioneiros”. Ele também acrescentou que conversou com o Papa “sobre os milhares de crianças ucranianas deportadas da Rússia”.
“A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta às suas famílias. Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros, segundo o qual, a partir de hoje, deve começar um cessar-fogo completo e incondicional por pelo menos 30 dias”, escreveu o presidente. “Também reiterei a disponibilidade da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas – uma posição que temos enfatizado repetidamente.”
Concluindo a publicação, Zelensky explica que convidou o Papa Leão XIV para uma visita apostólica à Ucrânia: “Tal visita traria verdadeira esperança a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e organizar um encontro pessoal futuramente.”