,

Papa Francisco preside Missa de Páscoa na Praça São Pedro, no Vaticano.

Papa Francisco preside Missa de Páscoa na Praça São Pedro, no Vaticano.

Milhares de fiéis participaram da Missa de Páscoa presidida pelo Santo Padre. Mais de sessenta mil fiéis de todo o mundo preencheram a praça vaticana desde as primeiras horas da manhã.

Thulio Fonseca – Vatican News

O Papa Francisco presidiu, com mais de 350 concelebrantes, a Missa de Páscoa na Praça São Pedro, decorada com milhares de flores multicoloridas, fruto da generosa contribuição de paisagistas holandeses. Na liturgia, que começou com o rito do “Resurrexit”, mais de sessenta mil fiéis de todo o mundo preencheram a praça vaticana desde as primeiras horas da manhã.

“Renascidos para a luz da vida, renovados por vosso Espírito” foi a oração do Papa em latim após o canto do Glória. A liturgia da Palavra remete-nos à experiência narrada dos Apóstolos, e nos exorta, por meio de São Paulo, a buscar “as coisas do alto, onde está Cristo”. O Evangelho de João, proclamado primeiro em latim e depois em grego, apresenta a maravilhosa narração de Maria de Magdala que vai ao sepulcro do qual a pedra foi removida.

A assembleia, conforme a tradição, manteve alguns minutos de silêncio para a reflexão pessoal que substituiu a homilia. Ao término da celebração, Francisco percorreu com o papamóvel os vários setores da praça e também a Via da Conciliação para saudar e abençoar os peregrinos e os turistas em festa.

Em seguida, o Papa dirigiu-se à sacada central da Basílica Vaticana para a tradicional Mensagem de Páscoa e Bênção Urbi et Orbi – à cidade de Roma e ao mundo inteiro. Em suas palavras, um apelo insistente às diversas realidades que afligem a humanidade, e a certeza de que “a vida nos foi dada na ressurreição de Cristo”.

Após conceder a bênção aos fiéis, o Santo Padre prestigiou as apresentações musicais festivas dos corpos de guarda. Em meio a tantos sorrisos e felicitações, o Papa se despediu da multidão, e no trajeto final, uma parada rápida para contemplar a Capela Sistina.

Veja o vídeo breve da Missa de Páscoa

 

Categorias