,

Lista cultural para o Vestibular 2025 da UEL tem sete obras literárias e um álbum musical

Lista cultural para o Vestibular 2025 da UEL tem sete obras literárias e um álbum musical

São sete de autores que já estavam na lista anterior (dos concursos 2023 e 2024) e o álbum “Cabeça Dinossauro”, lançado em 1986 pelo grupo paulista Titãs. Provas serão em 17 e 18 de novembro.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou nesta segunda-feira (25) a lista de obras literárias que serão exigidas no Vestibular UEL 2025. Ela tem sete autores que já estavam na lista anterior (dos concursos 2023 e 2024) e o álbum “Cabeça Dinossauro”, lançado em 1986 pelo grupo paulista Titãs, e que foi incluído na lista dos 100 Melhores Discos da Música Brasileira da revista Rolling Stone.

Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), por conta do processo de mudança no vestibular, este ano excepcionalmente serão cobradas parte das obras dos concursos anteriores e o disco. Na sexta-feira (22) o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a resolução que oficializa as mudanças que serão implantadas.

As obras indicadas para o Vestibular 2025 são “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade; “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães; “Niketche”, de Paulina Chiziane; “Torto Arado”, de ltamar Vieira Junior; “Melhores Poemas”, de Fernando Pessoa; “Chove sobre Minha Infância”, de Miguel Sanches Neto; e “Cartas Chilenas”, de Tomás Antônio Gonzaga.

O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2024, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

No primeiro dia, 17 de novembro, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia, os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de Redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.

Outra modificação aprovada é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira. O concurso será centralizado em Londrina.

Categorias