Estudo mostra o que acontece no cérebro quando tomamos café sem açúcar

Eles descobriram que a bebida não age apenas como um estimulante natural, ela tem uma função maior no organismo. O consumo regular do café preto está relacionado a processos neurais específicos e mecanismos de proteção celular, com a capacidade de potencializar a conexão neural. Na prática, ela contribui para manter a mente ativa e alerta por meio do fortalecimento das redes neurais.
Ao estudar os efeitos do café no cérebro, os pesquisadores registraram efeitos significativos no hipocampo, região do cérebro associada à memória.
Consumo de café sem açúcar
Ao avaliar os impactos do consumo do café no organismo de modo geral, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins destacam que, sem a adição de adoçantes, a bebida tem baixo teor de gorduras e calorias e pode contribuir com a perda de peso graças à ação no metabolismo.
O café acelera o metabolismo basal, ajudando o organismo a processar os nutrientes de forma mais rápida; e aumenta a termogênese, processo em que o corpo gera calor e queima energia com mais eficácia.
Longevidade
Estudos anteriores já mostraram os benefícios do café para o organismo. Em um deles, feito na Mayo Clinic, importante centro médico nos Estados Unidos, pesquisadores apontam que as substâncias antioxidantes presentes no café contribuem para a longevidade.
“Estudos recentes, quando foram ajustados para certos fatores, encontraram uma possível associação entre o café e a diminuição da mortalidade”, destacou o médico Donald Hensrud, professor da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, em artigo publicado no site da instituição.















