Clima: previsão é de muita chuva em grande parte do país; confira onde
Segundo a Climatempo, ZCAS influencia Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste mantendo chuvas fortes. Temperaturas seguem altas

Segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades estarão acompanhadas de ventos intensos, que podem alcançar 100 km/h. A máxima é de 28°C na capital fluminense, 22°C em Belo Horizonte (MG) e 26°C em Vitória (ES).
Além da chuva, o dia chama atenção para rajadas de vento, com alertas para todas as regiões do país, com exceção do Sul, e baixos índices de umidade do ar no interior do Nordeste.
Confira a previsão por região
Região Sul
O dia deve ser mais estável em grande parte da região. Há chance de chuva fraca no leste e litoral do Paraná, litoral norte de Santa Catarina, condição que pode persistir ao longo do dia de forma fraca a moderada. Em áreas do interior do Paraná e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de maneira fraca e isolada.
O sistema de alta pressão garante tempo mais firme no restante da região, com elevação das temperaturas. Em áreas do leste catarinense, leste do Paraná e nas serras gaúcha e catarinense, as temperaturas permanecem mais amenas. No sudoeste gaúcho, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no Paraná, interior de Santa Catarina, litoral, norte e serra do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 70 km/h no sul catarinense.
Região Sudeste
A ZCAS mantém chuva de moderada a forte intensidade desde a madrugada em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e metade norte do Rio de Janeiro, com risco de temporais no norte mineiro e em grande parte do Espírito Santo, podendo causar transtornos pontuais.
As temperaturas ficam mais amenas na maior parte da região, enquanto o oeste paulista e o Triângulo Mineiro seguem com sensação de calor e abafamento. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em São Paulo, interior e sudoeste de Minas Gerais e no litoral norte capixaba.
São Paulo deve ter pancadas de chuva à tarde e calor moderado. As instabilidades aumentam no período da tarde e pode chover de maneira moderada a forte no norte, nordeste e leste do estado. Na capital, o sol aparece entre nuvens, com chance de pancadas rápidas entre a tarde e a noite. A temperatura máxima pode chegar aos 28°C.
Região Centro-Oeste
A ZCAS também favorece pancadas de chuva desde a madrugada em Mato Grosso e Goiás. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam, com chuva moderada a forte e risco de temporais em grande parte de Goiás e no norte, leste e interior de Mato Grosso.
Em Mato Grosso do Sul, a circulação de umidade provoca pancadas moderadas a fortes no norte e leste do estado, enquanto o restante segue com tempo mais firme e sol entre nuvens. As temperaturas permanecem elevadas na região, com valores mais agradáveis em Goiás.
A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste sul-mato-grossense, e as rajadas de vento alcançam entre 40 e 50 km/h no sul do estado.
Região Nordeste
Há chance de pancadas mais fortes desde cedo na metade oeste e sul da Bahia, devido à influência da ZCAS. Pela manhã, também chove de forma moderada no interior do Maranhão e do Piauí, com aumento das instabilidades à tarde nessas áreas e no oeste de Pernambuco, onde a chuva pode ser mais intensa.
Há risco de temporais na metade sul da Bahia. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar permanece baixa no interior nordestino, podendo ficar abaixo dos 30% no norte da Bahia, interior de Pernambuco, oeste do Rio Grande do Norte, grande parte do Ceará, norte do Piauí e nordeste do Maranhão.
No oeste da Paraíba e no sul e oeste do Rio Grande do Norte, os índices podem ficar abaixo dos 20%. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no litoral e em áreas do leste da região.
Região Norte
A ZCAS segue favorecendo pancadas de chuva no oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Nessas áreas, a chuva ocorre de forma moderada a forte, com risco de temporais em grande parte do Amazonas, sudoeste do Pará e extremo sul do Tocantins. Na metade sul e oeste do Pará, além do centro-norte do Amapá e oeste e sul de Rondônia, há previsão de chuva mais intensa. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no nordeste do Pará.













