60 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE APUCARANA, HOJE 28 DE NOVEMBRO!
A Diocese de Apucarana, Paraná, “porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério.”, como diz o Decreto do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), sobre a missão pastoral dos bispos, número 11, foi criada aos 28 de novembro de 1964 pelo Papa Santo Paulo VI (1963-1978) e instalada aos 28 de março de 1965 com o início do pastoreio de Dom Romeu Alberti (1965-1982), é a Igreja de Jesus Cristo, povo de Deus e Corpo de Cristo, na região centro-norte do Paraná.
A diocese estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 61 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 500.468 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 74,5 % católicos, 20% de outras igrejas cristãs, 3% se declaram “sem religião” e 2,5% outras denominações.
A DIOCESE DE APUCARANA, HOJE
Atualmente a Diocese está integrada por 61 paróquias, agrupadas em seis regiões de atuação chamadas “Decanatos”: Apucarana, Centro, Centro-Norte, Norte, Centro-Sul e Sul. Atuam na Diocese 92 presbíteros, sendo 78 diocesanos e 13 religiosos, das Congregações da Sociedade Apostólica Católica (Palotinos), em Arapongas e Ivaiporã, os Oblatos de São José em Apucarana, os Padres Missionários Servos da Palavra em Arapongas e o padre Kosé Hadada, católico de rito ucraniano.
Na Diocese há três Seminários Diocesanos que visam a formação presbiteral: Seminário Propedêutico de Apucarana, Seminário São João Maria Vianney e Instituto Filosófico de Apucarana (IFA) e Seminário de Teologia Nossa Senhora de Lourdes, situado em Londrina.
O número de diáconos permanentes ultrapassa os 115, entre os que continuam atuando e aqueles que já em idade avançada permanecem dando testemunho de vida em missão, a vida das Religiosas também muito presente em toda a diocese, em hospitais, escolas, lares de idosos e no trabalho pastoral, junto a milhares de cristãos leigos e leigas engajadas na missão como batizados e batizadas.